terça-feira, 4 de outubro de 2016

Dia dos animais 04/10


É a natureza que aos homens acusa
Destruidor das aves e seus cantares
Imbecil vivente de mente obtusa
Apaga a beleza, poluindo os ares.

Delinquente ser, ao dano propenso
O homem maldito, de rixa e cisma
Seu potencial de maldade é imenso
Assim anda essa falta de carisma.

Nada obsta que alcance seu inferno
Imundo facínoroso hodierno
Mata tudo até nada existir mais!

A cada dia este ser mais envilece
Imita deus, se isto bom lhe parece
Sua meta é destruir os animais.

2 comentários:

  1. Soneto perfeito, meu caro amigo poeta Jair; não direi belo porque trata de um tema triste. Dia importante na minha vida, pois minha irmã Francisca, nasceu em 04 de outubro de 1954, mas faleceu em 09 de de maio de 1960. Saudade eterna.

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo! Hoje é o Dia de São Francisco, protetor dos animais... É o único santo que me chama atenção exatamente por isso. Perdi meus 3 animais que eu adorava, até hoje sofro com a lembrança, com o carinho deles e diria até com a preocupação deles, no dia em que cheguei do hospital (cirurgia).
    Gostei da homenagem!

    Você escreveu em seu livro - Crônicas Esparsas - uma bela crônica dos animais, já li, e adorei. "Livros e Cães", pág 112. Entre outras excelentes! Você pega bonito, e firme.
    Abraços

    ResponderExcluir