segunda-feira, 18 de setembro de 2017

A Natureza

A natureza assim é, sem alguma manha
Age no rítimo próprio mas não tem pressa
Quem respeita qualidade de vida ganha
Então perceberá que assim é bom a beça.

Porém, se te parece que tem moda estranha
Um jeito de fazer coisas que depois cessa
Caberá a ti não estimular essa tal sanha
Portanto, teus protestos gerais então, meça.
.
A natureza faz, refaz e até orienta
E basta observa-la com alguma acuidade
Que milhares de soluções pois, se aventa.

E toda natureza possui qualidade
Contudo há quem diga que ela é violenta
Porquanto, furacão tudo destrói e invade

3 comentários:

  1. Caro amigo poeta Jair, apesar de redondamente redundante, cito aqui a parábola do sapo e o escorpião,apesar de o nexo ser meio desconexo; mas enfim, foi o primeiro pensamento que me veio à mente em relação ao fecho do deste bom poema:






    Um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio e lhe fez um pedido:



    - Amigo sapo, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?



    O sapo respondeu: - Só se eu fosse louco! Você vai me picar e eu vou ficar paralizado e afundar.



    Disse o escorpião: - Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos e nos afogaríamos.



    Confiando na lógica do que disse o escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, nadando para atravessar o rio.



    Quando chegaram no meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo.



    Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou: - Por que você fez isto? Agora nós dois vamos morrer!



    E o escorpião respondeu: "Por que sou um escorpião e esta é a minha natureza."


    É claro que a natureza não ajuda, mas respeito, consideração, parcimônia...
    A natureza não violenta e os eventos que convencionamos de violentos é da natureza da Natureza.

    Um abração. Tenhas uma boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Pretendia dizer: Não pede ajuda, mas respeito...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dilmar, como sempre teus comentários elucidam, ilustram, contribuem e prestigiam. Abraços.

      Excluir